quinta-feira, 27 de junho de 2013

MACAÍBA/RN

Profissionais da SMS desenvolvem projeto com albinos
Severino e Vitor, albinos de gerações diferentes
Severino e Vitor, albinos de gerações diferentes

Profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) idealizaram um projeto assistencial para trabalhar com a população albina de uma comunidade da zona rural de Macaíba. O projeto surgiu a partir da identificação de uma proporção elevada de albinos em relação à população local da comunidade de Riacho do Sangue, localizada a cerca de dez quilômetros do centro da cidade.
Segundo a agente comunitária de saúde (ACS), Rosilma Silva, os sete albinos residentes na comunidade recebem orientações educativas através dos profissionais de saúde que atuam na unidade de saúde local, além de serem encaminhados para baterias de exames específicos para suas principais necessidades, como: consultas oftalmológicas e dermatológicas. Os atendidos pelas ações do projeto também já receberam protetores de radiação solar na referida unidade.
Rosilma ainda destacou o benefício socioeconômico das ações, visto que o custo do uso permanente de protetores solares é alto, especialmente quando se trata de fatores de proteção de números mais elevados. Salienta-se que os albinos necessitam de filtros solares com níveis máximos de proteção para qualquer hora durante o decorrer do dia.
A palavra albino deriva do termo em latim albus, “branco”; daí deriva o termo albinismo também chamado de acromia, acromasia ou acromatose. O albinismo é distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou disfunção de uma enzima envolvida na produção de melanina.
O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todo o reino animal. Essa patologia está associada a um número de distúrbios visuais, como fotofobia, nistagmo e astigmatismo. A falta de pigmentação da pele faz com que o organismo fique mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele. Com efeito, as pessoas com albinismo têm mais necessidade de proteção em relação aos raios solares, exames periódicos da visão e da pele.
Severino Filho, agricultor, 43 anos, relatou que acha muito importante ter a oportunidade de participar de um projeto desse tipo. Severino conta que já recebeu filtro de proteção solar e diversas orientações para a prevenção do câncer de pele. Já o adolescente João Vitor, 15 anos, estudante, avaliou de maneira bastante significativa a existência, inclusive faz parte de um grupo de capoeira por incentivo do projeto, uma vez que este incentiva aos albinos a terem maior participação na vida comunitária.
Já Olívia Nunes, médica atuante na unidade de saúde local, esclareceu que os albinos têm participado assiduamente das atividades. Olívia também ressaltou a importância do projeto para comunidade de Riacho do Sangue. Futuramente, os participantes receberão lentes visuais, outro tipo de material imprescindível para terem uma melhor qualidade de vida.
Texto: Andry Morais
Foto: Dejackson A. Farias
Assecom-PMM
http://www.prefeiturademacaiba.com.br/portal/ver_noticia.php?id=1061


Nenhum comentário:

Postar um comentário