quinta-feira, 8 de setembro de 2022

PADRES AUXILIAM ALBINOS NA TANZÂNIA

 

Tanzânia: albinos são acolhidos em casa-família construída por missionários


Na Tanzânia houve numerosos ataques contra os albinos, conta sacerdote polonês. "Alguns foram mutilados ou até mesmo mortos. Esses ataques foram alimentados por uma ideologia monstruosa, que afirma que uma parte dos órgãos de uma pessoa albina, usada em certos rituais de feitiçaria, trará a alguém uma fortuna em seus negócios, ou até mesmo um sucesso em uma eleição.”



Catorze jovens, do sexo masculino e feminino, terão segurança, formação de qualidade, boas condições de vida, mas sobretudo o carinho e o amor de família, na nova casa que acolhe jovens e crianças vulneráveis, nomeadamente afetadas pelo albinismo, construída pelo Distrito da Sociedade para as Missões Africanas (SMA) da Tanzânia, na cidade de Mwanza.

A boa notícia foi dada à Agência Fides pelo padre Janusz Machota, da Província SMA da Polônia, destacando como a violência contra os albinos está aumentando no país africano.

“Houve numerosos ataques contra eles - diz o missionário -. Alguns foram mutilados ou até mesmo mortos. Esses ataques foram alimentados por uma ideologia monstruosa, que afirma que uma parte dos órgãos de uma pessoa albina, usada em certos rituais de feitiçaria, trará a alguém uma fortuna em seus negócios, ou até mesmo um sucesso em uma eleição.”

O projeto da Sociedade para as Missões Africanas é denominado 'Tanga', que em suaíli significa 'vela' e nasceu com a ideia de proporcionar uma verdadeira casa e não uma instituição; uma casa com espírito de família.

“A prioridade do nosso projeto - explica Pe. Machota - está ajudando as crianças mais necessitadas, mais vulneráveis ​​e mais abandonadas, como os albinos. Eles não apenas têm que lutar contra a terrível ideologia e agressão contra eles, mas também lutam com muitos outros problemas de saúde: dificuldades de visão e, acima de tudo, o mais perigoso de todos, câncer de pele, acentuado pelo forte sol africano. As pessoas albinas em geral têm menos oportunidades de obter uma boa educação e um emprego. Muitos deles nunca formarão sua própria família."

O missionário destaca que Tanga não será apenas a casa de um pequeno grupo de jovens desfavorecidos, mas trabalhará pela proteção, promoção e integração plena dos albinos na sociedade tanzaniana:

Ao fazer isso, queremos abordar as causas profundas de sua exclusão da sociedade e da violência contra eles, com o objetivo de encontrar algumas soluções concretas para esses problemas e provocar mudanças reais em suas vidas. Será um centro de várias atividades criativas, não só para os moradores da casa, mas também para as crianças e jovens do nosso bairro. Fornecemos programas de ensino gratuitos, jogos, teatro, competições. Será um lugar de construção de pontes e de integração real e profunda, uma casa na colina que tenta fazer a diferença. Dotar as crianças e os jovens com boas velas, que dão o rumo certo aos seus botes salva-vidas, para que possam aproveitar o vento favorável, e navegar na viagem da vida é o verdadeiro objetivo deste local. Não é por acaso que a casa foi concebida para acolher catorze e não quarenta jovens, acompanhados por dois tutores permanentes e alguns voluntários. Queríamos que fosse uma grande família africana e não um internato ou um dormitório.

“Certamente tarefas exigentes nos esperam - conclui pe. Machota - mas o que é mais importante do que o trabalho de construção e angariação de fundos é construir uma verdadeira família. O barco à vela chamado Tanga parte para a viagem da vida, do porto de Mwanza aos horizontes ilimitados, para levar as nossas crianças e jovens à realização dos seus sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário