domingo, 2 de janeiro de 2022

"NOS MATAM COMO ANIMAIS"

Perseguição aos albinos na Tanzânia: “Nos matam como animais”

Racismo, assédio, abuso e até assassinatos são vistos todos os dias contra essas pessoas por terem uma condição diferente do resto das pessoas

O termo que se refere àquelas pessoas que sofrem de falta de pigmento ou melanina é conhecido como albinismo. Os albinos têm uma condição genética que se caracteriza globalmente por alterações significativas na visão que podem estar associadas à pele, olhos ou cabelo. Existem vários tipos de albinismo e nem todos os albinos têm a mesma condição. Em princípio, não sofrem nenhum tipo de racismo em grande parte do mundo, embora haja lugares que os consideram inferiores e até os matam. Por exemplo, na Tanzânia.
Nesta parte do mundo, um país da África Oriental e fronteira com o Quênia ou Uganda, os albinos enfrentam vários preconceitos e perigos mortais. Mais de 70 pessoas com esta condição foram mortas na Tanzânia nos últimos três anos, enquanto só houve dez condenações por esses assassinatos, de acordo com ativistas do grupo “Bajo el Same Sun”, que trabalham com a comunidade albina local e afirmam que a ilha não é tão segura quanto as pessoas gostariam de acreditar.


O governo da Tanzânia lançou uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar a persuadir as comunidades a abandonar velhas crenças e parar de atacar os albinos. Assim como as pessoas de cor são frequentemente discriminadas em muitas partes do primeiro mundo, seja por superstição, medo ou qualquer outro motivo, em áreas africanas como a Tanzânia, pessoas albinas (cuja cor de pele é muito diferente da de um africano comum ) também são agredidos, discriminados e vítimas de um racismo gravíssimo, que vai desde o assédio ao homicídio.

O caso mais recente, de uma mulher encontrada morta, com indícios de ter sido espancada até a morte com um machado. “Eles nos matam como animais. Por favor, ore por nós”, dizem.

“A família de uma jovem com albinismo teve que fugir duas vezes, em 2011 e 2012, quando pessoas não identificadas os agrediram, dizendo que haviam sido enviados pelo pai da família, um pescador, para obter os cabelos da menina”, afirma Vicky Ntetema, chefe da associação, à BBC. Ntetema narra algumas das atrocidades que essas pessoas têm que conviver no seu dia a dia. Por exemplo, o chefe regional da sociedade albina do país, Alfred Kapole, foi forçado ao exílio para outra cidade para não ser perseguido. “No ano passado a casa dele foi atacada, felizmente ele estava em Mwanza. Houve outro atentado este ano”.

Quando May tinha três meses, ela conseguiu escapar de uma tentativa de sequestro. “Eu estava com minha esposa em casa quando os agressores chegaram”, disse ele. “Depois de pular a janela, eles seguiram atrás de mim e comecei a gritar por socorro. Só desistiram quando acordei os vizinhos”, conta a esposa. Felizmente, eles conseguiram sobreviver.

A polícia sempre diz que faz o possível para investigar os ataques, que são numerosos e difíceis de prever. Em Sengerema, há 60 quilômetros de Mwanza, foi construído um monumento numa rotunda no centro da aldeia, uma estátua em tamanho natural, que mostra um pai negro carregando o filho albino nos ombros, enquanto uma mulher negra coloca sobre a criança um chapéu para protegê-lo do sol.

Localizada em Sengerema, na Tanzânia, esta estátua foi construída em homenagem a todos os albinos que foram vítimas de perseguição, racismo ou assassinato no país.

No monumento há 139 nomes de vítimas mortas, atacadas ou cujos corpos foram roubados de seus túmulos.

A feitiçaria faz parte dos atos a que são submetidos, sendo inclusive paga por cada corpo de um albino. “Estes casos são complicados porque a maioria dos incidentes ocorre em áreas muito remotas onde não há eletricidade, por exemplo, e isso torna a identificação dos culpados muito complexa”, insiste o chefe de polícia de Mwanza, Valentino Mlowola. “Investigamos cada caso e cada denúncia, mas como vocês podem ver, não é assim tão simples”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário