sábado, 3 de julho de 2021

MELHORES DE 2021 – PARTE 1

 

Gente, o tempo voa, mas essa m**** de pandemia não passa, que que é isso?! O primeiro semestre de 2021 terminou, nem vi passar, vi um monte de gente morrer, mas, felizmente, também vi e ouvi muita arte e entretenimento. Isso raramente foi tão necessário

Então, elejamos o que de melhor apareceu no blog nesse semestre. Lembrando que não importa o ano de produção; o critério é ter sido resenhado por aqui.

CINEMA

Em Afterimage, último filme de Andrej Wajda, o artista polonês de vanguarda Wladyslaw Strzeminski luta para promover suas ideias progressistas sobre arte, enquanto luta contra suas limitações físicas e princípios stalinistas.

http://www.albinoincoerente.com/2021/06/telona-quente-363.html

Thomas Vinterberg, um dos diretores europeus mais interessantes dos últimos anos, traz ao debate o abuso do consumo de álcool entre jovens e adultos em Druk - Mais uma Rodada.

http://www.albinoincoerente.com/2021/04/telona-quente-354.html

A animação irlandesa Wolfwalkers além de visualmente esplendorosa é uma profunda alegoria da dominação inglesa.

http://www.albinoincoerente.com/2021/04/telona-quente-353.html

Anthony tem 81 anos de idade. Ele mora sozinho em seu apartamento em Londres, e recusa todos os cuidadores que sua filha, Anne, tenta impor a ele. Mas isso se torna uma necessidade maior quando ela resolve se mudar para Paris com um homem que conheceu há pouco, e não poderá estar com pai todo dia. Fatos estanhos começam a acontecer: um desconhecido diz que este é o seu apartamento. Anne se contradiz, e nada mais faz sentido na cabeça de Anthony. Estaria ele enlouquecendo, ou seria um plano de sua filha para o tirar de casa? Meu Pai traz uma atuação demolidora de Anthony Hopkins.

http://www.albinoincoerente.com/2021/04/telona-quente-352.html

Em Host, para driblar o tédio da quarentena devido à pandemia do coronavírus, um grupo de amigos faz uma sessão espírita online e acaba invocando um espírito do mal.

http://www.albinoincoerente.com/2021/02/telona-quente-346.html

No sensível Sabor da Vida, Sentaro dirige um pequeno negócio que serve dorayakis - bolos recheados com pasta doce de feijão vermelho. Uma senhora de idade, Tokue, oferece-se para ajudar na cozinha, e ele relutantemente aceita. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações revelando velhas feridas.

http://www.albinoincoerente.com/2021/01/telona-quente-343.html

Em Pieces of a Woman, o triste resultado de um parto em casa deixa uma mulher emocionalmente destruída. Isolada do parceiro e da família, ela vive um profundo luto.

http://www.albinoincoerente.com/2021/01/telona-quente-342.html

MÚSICA

Parte da cena de Manchester, o Dislocation Dance jamais conseguiu a fama de alguns de seus conterrâneos, como Smiths e New Order. Injustiça, porque sua mistura de pop, jazz, canções francesas, funk e muito mais é pra lá de gostosa, como atesta o álbum Midnight Shift.

http://www.albinoincoerente.com/2021/06/caixa-de-musica-459.html

Em seu segundo álbum, A Tongue Full of Suns, Raphael Gimenes, o brasileiro radicado na Dinamarca, continua construindo hipnóticas paisagens sonoras.

http://www.albinoincoerente.com/2021/05/caixa-de-musica-453.html

Hortelã é o primeiro álbum de Ivan Vilela feito em parceria com a cantora Pricila Stephan.

http://www.albinoincoerente.com/2021/04/caixa-de-musica-450.html

O veterano Celso Viáfora retorna com A Vida É, álbum digno de mestre.

http://www.albinoincoerente.com/2021/04/caixa-de-musica-449.html

O Cirrus Bay faz prog melódico, com forte influência de folk e artistas como Renaissance e Sally Oldfield. The Art of Vanishing é excelente exemplo disso.

http://www.albinoincoerente.com/2021/03/caixa-de-musica-444.html

Um mar de tranquilidade prog, cheio de lindas instrumentações e harmonias vocais. Assim é Il Risveglio del Principe, do italiano Celeste.

http://www.albinoincoerente.com/2021/02/caixa-de-musica-441.html

Obra-prima da MPB, infelizmente ainda pouco conhecida do grande público, o álbum de estreia de Arthur Verocai cria excitante universo particular. Um dos álbuns que mais ouço da MPB da década de 1970.

http://www.albinoincoerente.com/2021/01/caixa-de-musica-437.html

TV

Com a catastrófica erupção do vulcão Katla, mistérios emergem do gelo e viram a vida de uma comunidade de cabeça para baixo.

http://www.albinoincoerente.com/2021/06/telinha-quente-451.html

Baseada na investigação real sobre o assassinato de uma jornalista sueca, a minissérie The Investigation/Efterforskningen traz várias novidades. A Dinamarca mudou, de novo, o paradigma das séries policiais?

http://www.albinoincoerente.com/2021/03/telinha-quente-439_30.html

Na primeira temporada de Evil, uma psicóloga cética e um padre em formação investigam mistérios que envolvem a Igreja Católica, dentre eles posses demoníacas, espíritos e supostos milagres.

http://www.albinoincoerente.com/2021/01/telinha-quente-432.html

Manhãs de Setembro, mostra a jornada de Cassandra, uma mulher trans que deixou sua cidade natal determinada a ser livre e viver com independência, mas é confrontada por um filho que teve no passado.

http://www.albinoincoerente.com/2021/06/telinha-quente-452.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário