domingo, 24 de agosto de 2014

INCLUSÃO ALBINA EM MACEIÓ

A assistente social Luciana Ferreira vem realizando excelente, contínuo e dedicado trabalho junto às pessoas com albinismo de Maceió. Obrigado e parabéns, Luciana!

SMS consolida atendimento para pacientes com albinismo e baixa visão
SMS consolida atendimento para pacientes com albinismo e baixa visão
SMS consolida atendimento para pacientes com albinismo e baixa visão
Focada no objetivo de atender de forma cada mais efetiva às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) vem procurando oferecer ações bastante diferenciadas. Uma dessas iniciativas foi o atendimento direcionado a pessoas com Albinismo e Baixa Visão, medida implantada pelo Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD), para garantir a esses usuários o tratamento adequado e uma vida com mais qualidade.
A pessoa albina apresenta como condição de natureza genética um defeito na produção – pelo organismo – de melanina, pigmento que confere coloração à pele. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pelos do corpo, associado com defeitos de visão, como fotofobia, nistagmo e astigmatismo. A falta de pigmentação da pele também faz com que o organismo fique mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele.
Criado em 2010, o Grupo de Pessoas com Albinismo e Baixa Visão conta hoje com 20 pacientes cadastrados, que participam de uma reunião mensal, onde assistem palestras voltadas à saúde, autoestima e direitos sociais, entre outros temas, além de trocar experiências relativas às necessidade de saúde que os afetam.
“Estamos procurando dobrar esse atendimento, não só possibilitando a proteção e prevenção da pele e visão desses usuários contra os agravos a que estão mais suscetíveis, mas também preparando-os para assumir o papel de multiplicadores dos conteúdos apresentados nas reuniões em seu cotidiano, junto a seus familiares e comunidades”, afirma a assistente social do PAPD, Luciana Ferreira.
Dentro dessa perspectiva, a SMS disponibiliza para o grupo, há 2 anos, protetores solares com alto grau de proteção como parte do tratamento, o que tornou Maceió a segunda capital do país com este serviço. As dermatologistas Letícia Paim e Carla Alves, do PAM Salgadinho, fazem todo o acompanhamento nessa área.
O Programa faz ainda o encaminhamento dos pacientes com albinismo e baixa visão para os Centros Especializados de Reabilitação da Associação Pestalozzi e do CERVI – ambos no Farol. Nesses locais, os usuários do grupo têm acesso a médicos especialistas em visão subnormal e atividades de fisioterapia, estimulação precoce e terapia ocupacional, onde aprendem a desenvolver ações da vida diária com mais segurança.
“Com a estimulação visual e neurológica dos outros sentidos adultos e crianças com albinismo e baixa visão adquirem a capacidade de desempenhar sua função na sociedade com mais independência, superando a impossibilidade de frequentar ambientes expostos à luz solar direta ou indireta e desenvolvendo estratégias de noção espacial. Assim, atividades diárias como fazer a higiene pessoal, realizar atividades domésticas ou fazer compras no supermercado podem se tornar mais fáceis, melhorando a qualidade de vida desse paciente”, reforçou a dermatologista Luciana Ferreira, lembrando que quando mais cedo esse tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.

Serviço
Além de serem encaminhados pelos dermatologistas das unidades de saúde do município, qualquer paciente com albinismo e baixa visão diagnosticados pode procurar o PAPD – que funciona no Bloco M do PAM Salgadinho – para fazer parte do grupo. Para se cadastrar, o paciente deverá apresentar cópias do RG, CPF, Cartão SUS e do comprovante de residência. Também será necessária a apresentação de atestado médico com CID-10 – que identifica o albinismo – do oftalmologista e/ou do dermatologista atestando o albinismo. No caso do paciente ser menor de idade, pais ou responsáveis precisam levar cópias de seu RG e CPF.
O Programa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-5295.
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=207912

Nenhum comentário:

Postar um comentário