domingo, 23 de abril de 2023

GOLFINHO ALBINO RARÍSSIMO

Golfinho albino raríssimo é avistado
Damares Alves

Imagem: Lloyd Edwards/Raggy Charters

Um acontecimento extraordinário surpreendeu um casal recém-casado e seus convidados durante um passeio de observação de baleias na África do Sul. No dia 4 de abril, em meio a uma viagem pela Baía de Algoa, na província do Cabo Oriental, um golfinho albino foi avistado, provavelmente pela primeira vez na história da região.

O filhote de golfinho-nariz-de-garrafa do Indo-Pacífico (Tursiops aduncus) foi visto pelo capitão do barco e dono da Raggy Charters, Lloyd Edwards, que descreveu a emoção do momento em uma publicação no Facebook.

O avistamento ocorreu quando Edwards percebeu um clarão branco na água entre cerca de 200 golfinhos. O filhote albino, com aproximadamente um mês de idade e 1 metro de comprimento, é possivelmente um verdadeiro albino, embora especialistas afirmem que apenas testes genéticos poderiam confirmar essa condição com precisão.

Albinismo e leucismo
O albinismo é uma condição genética que impede a produção de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos, penas e olhos dos animais. Por isso, os animais albinos apresentam coloração branca e olhos rosados, mais sensíveis à luz. Essa condição pode ser confundida com o leucismo, que também afeta a produção de melanina, mas resulta em animais com coloração branca, amarela opaca ou manchas de ambas misturadas à coloração normal.

Imagem: Lloyd Edwards/Raggy Charters

A coloração branca sólida do golfinho sugere que ele seja um verdadeiro albino, e não leucista, conforme explicou Erich Hoyt, pesquisador da Whale and Dolphin Conservation (WDC) no Reino Unido e autor da “Encyclopedia of Whales, Dolphins and Porpoises”. No entanto, a falta de informações sobre a cor dos olhos do golfinho dificulta a confirmação do albinismo. Ainda assim, Hoyt acredita que o filhote tenha boas chances de sobrevivência até a idade adulta, mesmo com a visão prejudicada.

Sobrevivência e reprodução

Golfinhos-nariz-de-garrafa têm poucos predadores naturais, como orcas e grandes tubarões, e a cor do filhote albino não deve fazer diferença nesse contexto. Além disso, a visão comprometida não deve afetar significativamente a vida do animal, uma vez que golfinhos se comunicam e caçam por meio de sons. O indivíduo também deverá ser capaz de ter filhotes com coloração normal no futuro, a menos que seu parceiro também possua genes albinos.

Outros avistamentos

Essa não é a primeira vez que um jovem golfinho albino é avistado. Em junho de 2017, um golfinho Risso albino (Grampus griseus) de três anos de idade foi visto nadando com sua mãe na Baía de Monterey, na Califórnia. Na ocasião, especialistas também acreditaram que o indivíduo apresentava boas condições de saúde e grandes chances de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário