segunda-feira, 15 de agosto de 2022

BAHIA É EXEMPLO NOS CUIDADOS COM O ALBINISMO, DE NOVO

 


Superação. Essa é a palavra que resume a jornada de Renivaldo Silva. Com 50 anos de idade, o assistente social tem apenas 10% da visão e já realizou mais de 80 intervenções cirúrgicas para tratar o câncer de pele.

Os problemas de saúde são causados pelo albinismo, doença genética hereditária caracterizada pela falta de capacidade das células do corpo de produzir melanina – substância responsável em proteger e dar cor na pele, olhos, pelos e cabelos.

Com necessidade de acompanhamento médico contínuo, Renivaldo celebrou o fato do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas se tornar a primeira unidade especializada de referência para atendimento de pacientes com albinismo da rede municipal de Salvador.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, estima-se que 250 pessoas têm albinismo na capital baiana.

“A gente sempre precisa passar por consultas com especialistas e ter a oportunidade de ser acompanhado em um só lugar é uma vitória. Só quem tem albinismo sabe o quão importante é isso para nós”, celebrou.

Acolhimento multidisciplinar

A partir de agora, o Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas será referência para acolhimento ambulatorial e multidisciplinar para as pessoas com albinismo em Salvador.

Na unidade, os pacientes terão acesso a consultas especializadas com dermatologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras especialidades. Os pacientes cadastrados para acompanhamento na unidade também poderão retirar de forma gratuita os frascos de protetor solar no local.

Para atender esses pacientes, a Secretaria Municipal da Saúde realiza o cadastramento dos indivíduos que são atendidos em outras unidades da capital baiana. A gestão também iniciou o treinamento das equipes para o acompanhemto especializado desse perfil de paciente.

“São pacientes que serão acolhidos de forma humanizada e segura por equipes multidisciplinares qualificadas para atendimento desse perfil de paciente. Sabemos que são pessoas que necessitam de cuidados bastante específicos e o acolhimento numa unidade de referência vai facilitar ainda mais o tratamento contínuo desses indivíduos”, explicou Celisângela Matias, diretora-geral do Multicentro.

Características da doença

O albinismo pode ser identificado por meio de algumas características apresentadas pela pessoa e que estão relacionadas com a ausência total ou parcial de pigmentação da pele. Entre os agravos mais comuns entre esses pacientes está a baixa visão e complicações dermatológicas.

Por conta do preconceito, uma parcela significativa das pessoas com albinismo também necessita de acolhimento psicológico. “São pacientes que precisam de acompanhemto continuado principalmente em Oftalmologia e Dermatologia. Um acolhimento constante evita que essas pessoas possam desenvolver sequelas ou agravamentos, além de ajudar na qualidade de vida desses indivíduos”, afirmou Helena Pimentel, médica geneticista.

Cuidados importantes

É importante que a pessoa com albinismo tenha alguns cuidados no dia a dia para preservar a sua saúde. A maior sensibilidade da pele e dos olhos é causada pela ausência da melanina. Dessa forma, alguns cuidados que devem ser seguidos.

– Usar chapéus ou acessórios que protejam a cabeça dos raios solares;
– Usar roupas que protejam bem a pele como camisas de manga comprida;
– Utilizar óculos escuros, para proteger bem os olhos dos raios solares e para evitar a sensibilidade à luz;
– Passar filtro solar de FPS 30 ou mais antes de sair de casa, inclusive em dias chuvosos ou nublados;
– Fazer uso de suplemento de vitamina D, já que jamais é aconselhado que se exponham diretamente ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário