sexta-feira, 3 de julho de 2020

MELHORES DE 2020 – PARTE I



Que difícil este 2020, não? Mesmo assim – ou, por isso mesmo – nada melhor que conferir o que resenhei de melhor nas áreas de cinema, literatura, música e TV.

Não importa ano de lançamento; para constar na lista de melhores do ano, basta ter aparecido no blog.

CINEMA
Vastidão da Noite - No período da Guerra Fria, dois adolescentes descobrem uma estranha frequência de ondas aéreas. Suas vidas e o mundo inteiro podem estar prestes a mudar drasticamente.
O Incrível Homem que Encolheu – O clássico da ficção-científica resiste bravamente ao tempo e ainda empolga e faz pensar.
Os Brutos Também Amam - Neste faroeste clássico, um ex-pistoleiro determinado a evitar confusão enfrenta barões do gado que ameaçam um grupo de pequenos produtores rurais.
O Planeta Proibido – Outro clássico da ficção-científica, que resiste bem ao tempo. http://www.albinoincoerente.com/2020/02/telona-quente-321.html

LIVROS
Belgravia - O criador de Downton Abbey escreveu um romance com tons de século XIX, mas totalmente legível para nosso gosto por velocidade narrativa do século XXI.
Le Freak - Nile Rodgers compôs e produziu canções e discos que transformaram a música pop e estão entre os maiores sucessos de todos os tempos. Le Freak narra a incrível história de como um dos grandes gênios do pop transformou sua vida dramática - de garoto negro, magricelo e asmático nascido no gueto - na brilhante e alegre playlist de várias gerações.
Unknown Pleasures - O baixista da banda mais influente do pós-punk inglês, conta sua infância, a formação da Joy Division, rixas internas e o suicídio de Ian Curtis.

MÚSICA
Shea Butter Baby, de Ari Lennox - O álbum de estreia da norte-americana é esfuziante coquetel de Neo-Soul, que vai de sexy a Paulo Coelho.
Gathering Swans, de Choir Boy - Em seu segundo álbum, os norte-americanos estão mais mergulhados nos anos 80 e os vocais sensíveis e dramáticos de Adam Klopp se destacam.
Il Velo Dei Riflessi, de Quel Che Disse Il Tuono - O quarteto de rock progressivo italiano estreia em alto estilo sinfônico, resgatando o melhor dos anos 70, mas com produção excelente.
Shlon, de Omar Souleyman - O sírio usa instrumentos tradicionais para fazer dabke delirantemente dançante.
Seeking Thrills, de Georgia - Em seu segundo álbum, a britânica apresenta boas melodias, emolduradas em sons eletrônicos provenientes do eletropop, house, techno e synthpop.
Hotspot, de Pet Shop Boys - A dupla britânica se mantém relevante e criativa, mesmo após décadas de carreira.
Chaos and a Dancing Star, de Marc Almond - O veterano reaparece com linda coleção de canções cheias de temas "góticos".


TV
Prime Suspect (temporada 1) - Em 1991, a TV britânica lançou Prime Suspect, série estrelada por Helen Mirren, que alterou o cenário das produções policiais e influencia até hoje.
Unforgotten - Casos policiais não-resolvidos são reabertos e provocam terríveis consequências nas vidas de todos os envolvidos.
Der Pass/Pagan Peak - Crimes brutais na fronteira entre a Alemanha e a Áustria colocam dois detetives em busca de um assassino em série.
The Missing (temporada 2) - Depois de ano desaparecida, Alice Webster reaparece e inicia-se um drama policial complexo, desenvolvido em mais de um local e tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário