segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PETS ALBINOS

Animais albinos: saiba como cuidar de pets com a variação genética

Talvez por não serem vistos com tanta frequência, os animais albinos geram grande fascínio em muita gente. Há relatos e reportagens de tigres, leões, cangurus e até répteis albinos encontrados na natureza.

Mas o albinismo em animais domésticos também pode acontecer, principalmente em gatos e cachorros! Será que eles precisam de cuidados especiais? É isso que você vai descobrir a seguir!

Nesse caso, para não precisar recorrer a um teste genético, a dica para identificar animais com albinismo é observar a tonalidade da pele, dos olhos, do focinho e até dos coxins (almofadinhas das patas).

Isso porque a falta de melanina não afeta somente os pelos, como já comentamos. Ela também faz com que outras partes do corpo tenham menos pigmentação.

Logo, se seu cachorro ou gato é branco, mas tem focinho e coxins mais escuros, além de olhos escuros, o mais provável é que ele não seja albino. Outra dica é observar se existem manchas mais escuras na pele ou na pelagem dele, já que animais albinos são inteiramente brancos.

3 cuidados especiais com animais albinos

Embora o efeito mais lembrado seja estético, a melanina também tem função protetora no organismo. Por isso mesmo, gatos e cães albinos precisam de alguns cuidados especiais:

1. Tenha muito cuidado com o sol

Justamente pela falta de melanina, que ajuda a proteger o organismo dos raios ultravioleta, gatos e cachorros albinos estão mais sujeitos a desenvolver queimaduras e câncer de pele.

Sendo assim, o ideal é aplicar filtro solar neles todos os dias, mesmo quando estiverem em casa. Além disso, nunca passeie com o pet nos horários de muito sol (entre 10h e 16h).

2. Atenção também à claridade!

Também em razão da falta de melanina, os olhos dos animais albinos são muito sensíveis. Essa é outra razão para mantê-los abrigados nos horários mais ensolarados. No entanto, é preciso, ainda, ficar atento à claridade do ambiente, que deve ter menor taxa de iluminação.

3. Leve seu pet albino para check-ups regulares

Você já deve ter notado que os animais albinos são muito sensíveis e precisam de cuidados especiais, não é mesmo? Por isso, não deixe de levá-lo ao médico-veterinário para um check-up ao menos uma vez a cada seis meses.


Em especial, além de observar a pele e os olhos do pet, o especialista poderá acompanhar também como vai a audição do seu amigo, pois a mesma melanina que dá cor a estruturas externas atua na cóclea, para viabilizar que ele ouça direitinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário