terça-feira, 12 de novembro de 2019

TELINHA QUENTE 383


Roberto Rillo Bíscaro

Parece que as gigantes do streaming levaram a sério antigo conselho de Robert Duvall, que disse que a inspiração pra incontáveis boas histórias está em arquivos de “gente comum”. A Netflix discretamente colocou em seu catálogo outra minissérie policial baseada em fatos. 

História de Um Crime: Colmenares (2019) esmiúça caso de morte, que abalou a Colômbia, há alguns anos. O jovem Luis Andrés Colmenares Escobar, alcunhado de Negro pelos amigos, misteriosamente morre numa noite de Halloween. A polícia classifica como acidente, mas a família não se conforma, até que um fiscal ambicioso resolve investir na teoria de assassinato, acusando jovens abastados.

O roteiro é superbem costurado e a produção e elenco ótimos. Tecnicamente um sucesso. Também artisticamente, porque uma série policial deve prender, gerar suspense e isso História de Um Crime: Colmenares faz com excelência.

O roteiro não perde de vista e, na verdade, enfatiza bastante o caráter de vendeta racial/de classe que se tornou o caso. O apelido de Colmeares já diz muito e seus amigos mais branquinhos são realmente meio endinheirados. Desse modo, o fiscal – igualmente revanchista, mas totalmente oportunista – torna o caso Colmeares uma cruzada contra as oligarquias colombianas. Claro que se o espectador refletir, perceberá que a burguesia acusada do crime é aquela mais rasteira, perfeitamente descartável e propícia pra “servir de exemplo”. 

De todo modo, a série apresenta um bando de gente que vê no caso uma oportunidade de ascensão, vingança, e, em meio à hipocrisia geral, a família que sofre. 

Totalmente maratonável, sem dever nadica aos dramas de tribunal e de investigação, “lá de cima” e, na verdade, mais viciante que muitos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário