quinta-feira, 29 de agosto de 2019

TELONA QUENTE 301


Roberto Rillo Bíscaro

Até hoje, cinéfilos cultuam Billy Wilder, que tem no currículo pérolas como Se Meu Apartamento Falasse (1960), Quanto Mais Quente, Melhor (1959) e Crepúsculo dos Deuses (1950). Está sempre nas listas dos melhores filmes já realizados.
Seu irmão, o produtor/diretor W. Lee Wilder, também aparece em seleções, de vez em quando, quando se elegem os piores, embora eu ache injusto botar Killers From Space (1954) no mesmo saco de vômito em que flutuam Mesa of Lost Women ou Robot Monster (ambos de 1953), porque nesses casos o roteiro e/ou a montagem não faz(em) sentido, ao passo que o que empesteia o filme de Wilder é o orçamento mendigo.
Produzido pela Planet Filmplays, do próprio W. Lee, e distribuído pela RKO, Killlers From Space (KFS) começa com avião soltando bomba-nuclear no deserto. Ao verificar clarão desconhecido após a explosão – que por si só produziu claridade cegante, então porque ele estranharia ou mesmo veria o tal brilho? – o piloto desce pra verificar, mas perde o controle e se espatifa contra o solo. Seu companheiro, um cientista nuclear, miraculosamente aparece vagando pelas redondezas da base-militar, apenas com cicatriz na região do coração.
Após atitudes suspeitas, o Dr. Douglas Martin (Peter Graves; só por ele KFS escaparia de lista de piores!) é hipnotizado e aprendemos que fora mesmerizado por ETS com olhos de bola de pingue-pongue (sério!), que estavam criando insetos gigantes, que devorariam toda a espécie humana a fim de que 1 bilhão de alienígenas se refugiasse na Terra, já que seu planeta se extinguia.
A ideia duma civilização agonizante, que toma medida drástica pra tentar não morrer, tão comum em filmes sci fi dos 1950’s, nasceu do livro do astrônomo amador Percival Lowell. A partir de 1895, o milionário de Boston escreveu 3 livros “científicos” sobre Marte, difundindo a crença nos canais, que teriam sido construção de vida inteligente pra bombear água dos polos pro resto do planeta, que secava inexoravelmente. A Guerra dos Mundos, que oferecia resolução simbólica diferente pro dilema, além de metaforizar a empáfia colonialista da Inglaterra, apareceu apenas, em 1898.
Com meros 70 e poucos minutos, KFS consegue ser bem estranho no segmento em que, através de sua hipnotização, conhecemos a caverna onde se escondem os invasores. Com a fotografia fantasmagórica em preto e branco e o telão datado já pra 1954 – parecia serial do Flash Gordon, dos anos 30 – ouvir e ver os planos bobos (mas divertidos) dos aliens não desapontará fãs de ficção-científica vintage. Como o plano de conquista envolve agigantar bichos escrotos, a produção poupa bastante a grana que não tem, porque bastava sobrepor imagens de aranhas pra fazê-las parecerem gigantes. Mas a sequência hipnotizada na caverna consegue um efeito meio surrealista, que eleva Killers From Space da lista de piores, deixando-o apenas na de obscuridades pra públicos restritos.


Filmes sobre o Abominável Homem das Neves, Yeti, Bigfoot ou Sasquatch constituem sub-subgênero independente, como filmes sobre aranhas ou tubarões, vampiros, lobisomem e múmias. Um ranking no site Slash Film mostra quase 50 títulos, mas deve haver pelo menos o dobro de fitas sobre macacões das neves.
Há algumas décadas, a referência primeira quando se pensava em clássico sobre o Abominável Homem das Neves, era o filme homônimo de 1957, da britânica Hammer, estrelado por Peter Cushing e dirigido por Val Guest. Felizmente, as novas gerações têm fartura pra escolher seu primata vintage favorito, mas prum 50tão como yo – mesmo sem achar graça no filme de Guest – esse era o deflagrador da presença peluda no cinema falado (cine mudo nunca foi minha praia, nem sei se houve)
Surpreendi-me, pois, ao descobrir que em 1954 houvera um The Snow Creature, portanto, pai dos Yetis e afins, inclusive o da Hammer. Não-imune a teorias da conspiração, quando os muitos nativos se amotinam e tiram das mãos dos dois míseros brancos o controle da expedição aos píncaros do Himalaia, julguei ser esse um possível motivo pro apagamento da película. Não demorou pra perceber o erro; é que The Snow Creature é tedioso e gambiarrento; só vale como nota de rodapé mesmo, num estudo sobre O Homem das Neves.
O que Billy Wilder tinha de genial (e de verba, há que reconhecer) é inversamente proporcional ao de seu irmão W. Lee e sobrinho Myles, responsável pelo roteiro decalcado de King Kong. Uma expedição descobre um Yeti que gostava de raptar mulheres. Capturado, a criatura é levada a Los Angeles, onde escapa e foge pro subterrâneo e mais fresco sistema de drenagem de chuva (mesmo ambiente final de Them! e tantos outros filmes). Claro que lá é morta.
A sublevação colonial acaba exatamente, quando o mal-ajambrado monstrengo é capturado. Quando, mesmo que simbolicamente, é hora de desfrutar de lucros e fama, os caucasianos (re)tomam o comando. Essa é a coisa mais interessante duma produção que, por falta de dinheiro, gasta muito mais segundos do que o necessário mostrando uma porta de farmácia ou o passo a passo duma jornada de avião: avião decolando desde a pista até o voo, vários quadros da aeronave voando e aterrissagem também detalhada, com trem de pouso descendo e tudo o mais. Pura encheção de linguiça. As mortes poucas são off camera e até um close do Homem das Neves é reutilizado mais duma vez.
Apenas pra completistas, arqueólogos de celuloide e aficionados que tais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário