quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TELONA QUENTE 79

Um dos maiores ícones oitentistas foi uma personagem silente duma série de filmes de horror de baixo orcamento. Sexta-Feira 13 deu ao mundo Jason Voorhees, cuja máscara de hockey ainda hoje pode ser comprada em lojas do mundo todo. Vocês conseguem adivinhar quem é o Jason albino da foto?
Jason afogou-se aos 8,9 anos em um acampamento de verão chamado Crystal Lake. Os jovens supervisores estavam ocupados transando; não prestaram atencao ao submergente filho da cozinheira.
Em, 1980, na onda slasher iniciada por Halloween (1978), Sexta Feira 13 debutou nos cines ianques. Jason não era o matador no filme de estreia e só usaria a característica máscara de hockey no terceiro filme, mas a película originou uma das franquías mais lucrativas de décadas a seguir. Praticamente foi uma Sexta-Feira13 por ano durante os 1980s. Amo muito, por isso vi o documentário His Name Was Jason, disponível no You Tube, em inglês sem legendas.
Atores, produtores, diretores, fãs e jornalistas inflam a importancia da série, como é característico nesses documentários. Nada é dito sobre a influência de Halloween ou sobre o uso de Bay of Blood, de Mario Bava como modelo das mortes da parte 2. É como se SextaFeira 13 tivesse inventado as convenções dos slashers.
Descontados exageros – His Name Was Jason foi realizado como parte da campanha do renascimento da franquia em 2009 – dá pra se divertir bastante com detalhes de produção, anedotas do elenco, curiosidades sobre como algunas mortes foram filmadas e mais.
Claro que Kevin Bacon não participa – não sabia que ele começou em Sexta-Feira 13? – porque ficou “grande e importante” demais pruma série tão barata. Mas, a asuência do decaído Corey Feldman é mais difícil de entender/perdoar. O cara devia dar graças aos céus de alguém ainda se lembrar que ele teve uma carreira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário