quinta-feira, 12 de julho de 2012

ZOOFILIA COM TAMANDUÀ



Em Itamaracá, PE, tamanduá albino é encontrado tentando atravessar a rua


Um animal com uma característica rara foi encontrado, na quarta-feira (4), na Ilha deItamaracá, no Litoral Norte do estado. Um tamanduá albino foi capturado e levado para o Ibama. O tamanduá-mirim, em geral, tem listras escuras, e é chamado de tamanduá de colete. Mas o que foi encontrado, raríssimo, é totalmente albino, nenhuma pigmentação. Ele foi visto em Itamaracá, tentando atravessar a rua.
Um homem pegou o tamanduá e levou para o Ibama. O animal não se adapta à vida em cativeiro porque tem uma alimentação muito específica: come insetos e formigas. “A maioria das capitais brasileiras foram construídas em plena Mata Atlântica e por aí nós sabemos o quanto a Mata Atlântica foi se desfragmentando, principalmente aqui no Nordeste.
Então, vira e mexe esses animais ou são encontrados nas pistas, se deslocando, fazendo seus deslocamentos naturais, ou são encontrados dentro das casas das pessoas. Não é interessante [viver em cativeiro] principalmente pelo ponto de vista da conservação, se ele veio da natureza é bom que ele volte”, explicou Gileno Xavier, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e especialista em tamanduás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário