domingo, 3 de outubro de 2021

JUSTIÇA NO MALAUI

Justiça malauiana condena moçambicanos encontrados na posse de ossos de albinos

A justiça do Maláui condenou a prisão perpétua três cidadãos moçambicanos encontrados na posse de ossos de uma pessoa com albinismo, informaram hoje as autoridades daquele país



Faruque Wilson, João Pirilane e Matias Assedine, todos oriundos da província da Zambézia, centro de Moçambique, foram condenados por um tribunal de Blantyre, capital eocnómica do Maláui, que entendeu que os três estavam envolvidos numa “caça a pessoas com albinismo”, segundo fonte citada pela rádio pública moçambicana.

Os condenados submeteram um pedido para o cumprimento da pena em Moçambique, embora não haja no país pena de prisão perpétua ou um acordo de extradição com o Maláui.

As pessoas com albinismo têm sido vítimas de perseguições, violência e discriminação devido a mitos e superstições, que incluem o uso de órgãos ou ossadas em rituais, sendo colocadas entre as que mais sofrem violações de direitos humanos.

Desde 2014, só em Moçambique, pelo menos 114 pessoas com albinismo desapareceram em circunstâncias não esclarecidas, segundo os últimos dados avançados à Lusa pela Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH).
https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2021-09-30-justica-malauiana-condena-mocambicanos-encontrados-na-posse-de-ossos-de-albinos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário